Reduzir o plástico é a nova moda!

e Sem comentários

Diz-se por aí que agora “é moda essa cena do plástico”! Bem, que todas as modas sejam assim, embrenhadas de algum respeito pelo ambiente! É indiferente que se façam selfies a limpar a praia, partilhas nas redes sociais sobre a nova escova de dentes de bambú, fotografias dos filhos a beber por uma palhinha reutilizável ou mesmo de alguém a utilizar cotonetes com haste bambú só porque é cool. Desde que a semente da consciência ambiental se encontre lá, é o mais importante. E todos estes produtos e muito mais podem ser encontrados na nossa loja online.

Quando o plástico apareceu, resolveu imensos problemas e facilitou as nossas vidas. Olhamos à volta, vamos às compras e tudo tem plástico. Ou são embalagens de plástico ou vem envolto de plástico. Encontrar alternativas sustentáveis é muito importante, na verdade é urgente. É que o plástico pode levar 500 anos a degradar-se. Imaginemos todas as escovas de dentes e embalagens que já usámos durante a nossa vida, ainda a boiar algures por aí…

Discordo que seja moda. Acredito muito mais que aos poucos estamos a tomar consciência das consequências dramáticas das nossas ações. Esta semana tivemos imagens desoladoras de toneladas de resíduos de plástico a dar à costa numa praia na Republica Dominicada, normalmente paradisíaca, que teve de ser evacuada. Consta que em 3 dias foram retiradas 30 toneladas. Bem como outras imagens de ilhas de plástico pelos oceanos que vão levando cada vez mais pessoas a entender o que se passa. Sabe-se que garrafas, haste de cotonetes e sacos de plástico são dos mais encontrados e dos que mais afligem a vida marinha, levando à morte de milhares de animais todas as semanas.

Este artigo vem na sequência de um outro artigo sobre o mesmo tema partilhado no mês passado. Por isso hoje quero esclarecer algumas questões muito pertinentes que me vão fazendo.

Qual é o material das cerdas da escovas de dentes de bambú? O material das cerdas é nylon (sem BPA) e como não existem ainda alternativas biodegradáveis (excluindo as cerdas de pêlo de porco que, apesar de serem biodegradáveis, são terríveis em vários aspetos e com as quais não concordamos pois os nossos produtos não contêm produtos de origem animal nem são testados em animais), aconselhamos que se cortem as cerdas e se coloquem no ecoponto amarelo.

Onde são feitas as nossas escovas de dentes de bambú? São produzidas na Ásia, local onde está localizado o bambú dos nossos cabos. A planta é o moso bambú (Phyllostachys Edulis), sendo uma das espécies de bambú com maior taxa de crescimento do mundo, não comprometendo o ecossistema.

O que fazer à escova de dentes quando terminar a sua utilização? Quando trocarem de escova, aconselhamos que se coloquem as cerdas no ecoponto. Exceptuando as cerdas, todo o resto do material é biodegradável pelo que aconselhamos a colocar a embalagem no ecoponto azul do papel e o cabo pode até enterrar-se junto a uma árvore, por exemplo.

E as hastes dos cotonetes vão para onde? As hastes dos nossos cotonetes são de bambú e por isso podem ser guardadas e depois enterradas junto a uma árvore ou simplesmente colocadas no lixo.

E as palhinhas de bambú como se lavam? As palhinhas devem ser lavadas com água morna logo após a sua utilização mas também podem ser levadas à máquina de lavar!

Tudo e muito mais em www.almanaterra.com!

Inês Biocas