Reduza o plástico descartável e aposte em alternativas sustentáveis

e Sem comentários

O Parlamento Europeu aprovou uma proposta que prevê a proibição da venda de produtos de plástico de utilização única na União Europeia (UE) a partir de 2021, tais como cotonetes, palhinhas, agitadores para bebidas, varas para balões, pratos, talheres, caixas para hambúrgueres, sanduíches e saladas, bem como recipientes para frutos, legumes, sobremesas ou gelados.

O objetivo é reduzir pelo menos 25% da produção do plástico até 2015 que, como grande parte de nós sabe, é um enorme problema ambiental. Infelizmente, daqueles que sabem, são ainda poucos a mudar os hábitos. Ainda assim, somos cada vez mais! Viver sem plástico pode ser ainda difícil mas reduzir o plástico na nossa vida é muito mais fácil do que parece. Comece com pequenos passos como mudar para uma escova de dentes em bambú, utilizar cotonotes com haste em bambú e utilizar palhinhas de bambú.

Na última década foi produzido mais plástico do que nos últimos 100 anos! Tendo em conta que o plástico pode levar 400 a 500 anos a decompor-se ou mesmo nunca se decompor, pode dizer-se que cada escova de dentes que usámos desde que nascemos está algures por aí! As escovas de todos nós, tal como as hastes do cotonetes que usámos, as palhinhas, as embalagens, os sacos estão todos por aí, normalmente no mar.

Aposte em alternativas sustentáveis, temos algumas opções para si aqui.

Inês Biocas (geral@almanaterra.com)