Bambú, alternativa sustentável ao plástico!

e Sem comentários

A capa da National Geographic deste mês fala de “Um Mar de Plástico”, referindo-se a oito milhões de toneladas de resíduos plásticos que terminam todos os anos no Oceano. Todos os anos! E refere ainda que este valor talvez seja apenas a ponta do icebergue.

Hoje apresentamos 3 artigos biodegradáveis feitos de bambú, como alternativas a alguns objetos de plástico que utilizamos diariamente: as Escovas de Dentes de Bambú, os Cotonetes de Bambú e as Palhinhas de Bambú!

O grande problema dos artigos descartáveis de plástico que usamos todos os dias é que não se decompõem. Pelo menos tão depressa. Pelo menos sem primeiro criarem problemas ambientais. E não sem antes animais ficarem presos neles, ingerirem-nos, ficarem com lesões, estrangulados ou impossibilitados de se alimentarem. Não é bonito, ninguém quer ficar a imaginar! Mas está a acontecer agora porque o plástico demora cerca de 500 anos a decompor-se.

Há pequenos gestos que podem fazer diferença. Vejamos alguns!

Trocar a tradicional escova de dentes por uma alternativa mais sustentável feita de bambú. O cabo das Escovas de Dentes Babu, no fim da sua utilização, pode ser enterrado junto a uma árvore e as cerdas vão para o ecoponto. Há uma alternativa às cerdas de nylon que é pêlo de porco contudo os nossos produtos não seguem a linha de violência ou abuso animal. Há Escovas para Adulto, para Criança e há ainda a Cana de Bambú para transporte/arrumação das Escovas.

Utilizar Cotonetes com Haste de Bambú em vez de haste de plástico. Estudos indicam que os cotonetes perfazem metade do lixo proveniente das águas residuais encontradas em praias. A Escócia, por exemplo, vai proibir o fabrico e a venda de cotonetes com haste de plástico, o que segundo os ativistas, reduzirá para metade a poluição marinha por resíduos plásticos gerada pelo país. Escolha Cotonetes de Bambú e Algodão Suave.

As Palhinhas representam uma ameaça para a vida marinha mas felizmente são fáceis de recusar, bebendo-se pelo copo ou optando por Palhinhas de Bambú. Divertidas, funcionais e amigas do planeta! Resistentes e fáceis de limpar, estas palhinhas não apodrecem, não se moldam e podem-se usar as vezes que se quiser. Sabe-se que nos EUA se usam 500 milhões de palhinhas por dia. Por dia!

Naturalmente que ações governamentais e empresariais na luta contra a poluição por resíduos de plástico seriam fundamentais, mas pequenas ações individuais em grande escala também fazem diferença e potenciam maiores mudanças à posteriori, isso é certo.

Na nossa loja online pode encontrar estas alternativas sustentáveis:

Escova de Dentes de Bambú para Adulto
Escova de Dentes de Bambú para Criança
Cana de Transporte/Arrumação das Escovas de Dentes
Cotonetes de Bambú e Algodão Suave
Palhinhas de Bambú

E não se esqueça, se vai às compras utilize um saco reutilizável! Utilize diariamente uma garrafa de água reutilizável. Prefira objetos com tampa às películas de cozinha de plástico. Se começarmos a pensar em tudo o que é plástico… pois… é muito!

Por um mundo melhor!

Cada um a cuidar de um grãozinho de areia, fará de todas as praias do mundo, os lugares que nunca deviam ter deixado de ser.

Inês Biocas